AS ARMAS BRANCAS


A designação Armas Brancas refere-se de uma forma geral ás facas e lanças que, pelas suas características e  de acordo com a recente legislação de armas, apenas podem ser utilizadas em processos de caça. Tal significa que o seu transporte ( porte) apenas é possível quando em deslocação para actos ou jornadas de caça, devidamente enfundadas. São, por outro lado, proibidas se usadas ou transportadas fora destas condições.

São normalmente utilizadas pelos monteiros mas mais especialmente pelos matilheiros, sendo estas a sua única arma de caça durante as montarias.

            

             Faca de remate: Lâmina de 27 cm, dois gumes e punho em Haste de veado                     Faca de remate: Lâmina de 27 cm, dois gumes e cânula sangradora central

Faca de remate: Lâmina de 29 cm e um gume

Na Caça Maior este armas têm uma única funcionalidade: permitir o remate de uma rês ferida ou simplesmente agarrada pelos cães das matilhas ( quando em processo de Montaria). São facas de lâmina comprida, normalmente com duas linhas de corte e eventualmente cânula sangradora central ( linha afundada no centro da lâmina, destinada a possibilitar uma mais fácil e rápida saída de sangue através do golpe). Devem ser usadas com extremo cuidado e precaução pois, devido á sua forma (agudeza e afio ), são extraordinariamente cortantes; Infelizmente já tive oportunidade de ver alguns amigos e companheiros de caça magoados com mais ou menos gravidade devido a descuidos ou usos indevidos destes equipamentos.

Podem contudo ter outro tamanhos de lâmina mais reduzidos ou formas variadas, destinando-se assim a outras funcionalidades, como por exemplo o uso comum,  abrir e esventrar rezes ou simplesmente esfolar.

                           

                                                             A                                                                                  B

                          

                                                               C                                                                                   D

E

                            A - Faca de caça genérica: lâmina de 20 cm, um gume e punho em haste de veado

                                     B - Faca de caça genérica: lâmina de 18 cm, um gume e punho em madeira de oliveira

                                          C -  Faca de caça para abrir e esventrar : lâmina larga de 13 cm e punho em haste de veado.

                                            D -  Faca de caça sueca, flutuante : lâmina de 18 cm e punho em madeira de bétula.

                                               E - Faca de abrir e esfolar : lâmina de 13 cm larga, com apoio para polegar e gancho de abrir na lateral oposta do corte.

E porque não servir também de talher ao almoço ?

Navalha de caça: lâmina de 12 cm e um gume

E, finalmente, nem sempre temos de procurar fora de Portugal o que precisamos para caçar. No que se refere a cutelarias também as temos de grande qualidade, fabricadas na Benedita. Para exemplo, aqui ficam dois modelos desta fábrica: o primeiro com mais de 50 anos de uso ( foi à guerra do ultramar e voltou sã e salva ) e um outro, sob a forma de punhal, muito raro mas tão útil como os demais (adquirida numa loja de ferragens de Beja em 1978).

               

 

Endereços de Fabricantes de facas e Cutelaria

- - - A I T O R - - - Cuchillería Expósito JHC Facas
BUCK Facas artesanais Dobruski MANUFACTURAS MUELA

Navalhas.com

 

VOLTAR