OS ARCOS E AS BESTAS


    Os arcos e as flechas foram as primeiras armas inventadas pelo Homem como armas de caça e depois como armas de defesa. O seu aparecimento remonta ao princípio dos tempos e segundo várias referências de base científica, os arcos apareceram desde que há memória da existência de seres humanos. Contudo só é possível atribuir datas, para qualquer facto ou acontecimento, até à cerca de     25 000 anos atrás. A atestar este facto foi a referência que obtivemos através de uma consulta na Wikipédia :

"Podemos precisar a data de origem de todos os esportes conhecidos nos tempos modernos e antigos, mas com o arqueirismo isso não aconteceu pois todas as informações que possuímos se perdem nas origens mais remotas da civilização humana. Pesquisas feitas em restos arqueológicos trançando-se a presença de Carbono 14, informam a presença do arqueirismo cerca de 25.000 anos atrás, tão antigo portanto como as mais remotas manifestações de civilização, e a descoberta dessa arma formidável pelo homem primitivo assegurou a sua sobrevivência , permitindo caçar, e a se defender ou atacar outros grupos hostis, nas guerras tribais de outrora. Podemos afirmar sem medo de erro, que somente a descoberta do fogo se ombreou em importância com a do arqueirismo, permitindo a ascensão da espécie humana na superfície do planeta." 

    Como se verifica, não só se comprova o momento em que estas armas se consolidaram, como igualmente se atesta a importância da sua utilização. No entanto refira-se que não é fácil utilizar uma arma desta natureza. Primeiro pelas suas dimensões e processo de "carregamento", (retirar a flecha do seu suporte, colocá-la em posição no centro do arco, encaixá-la na corda, apontar, esticar a corda e finalmente disparar) e em segundo lugar pela dificuldade de se colocarem as flechas no alvo desejado (facto que requer conhecimento e muito treino). No entanto é também verdade que, apesar de todas estas condições,  os senhores da guerra ultrapassaram as questões do tempo necessário para o treino e da precisão do tiro, recorrendo á quantidade de arqueiros; não havia exército da Idade Média normalmente estruturado que não contasse com pelo menos meia centena de arqueiros que, quando eram mandados para a frente da batalha enviavam vagas sucessivas de flechas pelo ar, que caíam onde calhava, mas que normalmente faziam grandes "estragos" no inimigo.

     Mas estamos aqui para falar de caça e não de técnicas militares. Por tanto acrescente-se que, para além das dificuldades enunciadas, os arcos e flechas quando usados em actos de caça, necessitam, para serem eficazes, de ser disparados a distâncias bastante curtas. Isto implicava que o caçador tivesse de se acercar o  máximo possível das suas presas. Compreende-se também que fosse necessário (ou pelo menos desejável) que o animal estivesse imóvel.

    E a sua utilização como arma de caça atravessa toda a Idade Média, até chegar aos tempos modernos.

     Constatadas as dificuldades sentidas na sua utilização, aparece (ainda na Idade Média) uma tentativa de solucionar um dos grandes problemas do arco - a dificuldade em apontar e a consequente precisão do tiro. E a solução inventada é a Besta.

     A besta mais não é do que um arco de pequenas dimensões montado numa peça de madeira (que se pode considerar como a antecessora das actuais coronhas das armas de fogo) munida de um mecanismo de disparo, que facilmente se encara permitindo apontar com muito mais facilidade do que com um arco. Para além disso a Besta pode disparar flechas mais curtas mas também mais pesadas, não sendo estas tão susceptíveis à influência  do vento como as flechas disparadas pelo arco. E se os utilizadores do arco se designavam por Arqueiros, os utilizadores da besta designam-se por Besteiros.

                      

                Modelo de Besta Medieval                                           Besteiro                                                   Besta de Mão                                                Besta, Aljava e Besteiro

                                                          

                                                             Besta moderna para treino                                                                                          Besta de caça completamente equipada

Como armar uma besta moderna

     Apesar da invenção das bestas, os arcos não perderam a sua importância e operacionalidade ao longo dos séculos. Como arma primitiva foi evoluindo, primeiro pela escolha cuidada e qualidade das madeiras com que se fabricava, depois na consistência e durabilidade das cordas que os armavam, passando pela qualidade e resistência das varas com que se fabricavam as flechas e finalmente na diferente forma das pontas de metal que nelas eram montadas. Estas últimas podiam ser mais perfurantes, mais destruidoras ou simplesmente com maior efeito de choque sem penetrarem muito no corpo dos animais. E esta evolução acompanhou os séculos até à Idade Moderna.

                                                    

                         Arco antigo e simples ainda usado em algumas regiões                                                        Flechas de modelo artesanal,  ainda utilizadas

     Hoje a caça com arco é praticada por um número imenso de caçadores por todo o Mundo, que consideram este tipo de arma como mais desportivo, dando mais vantagens aos animais. Pelo facto de se necessitar de distâncias curtas de tiro (até aos 40/50 metros no máximo), pela necessidade de considerar os efeitos do vento lateral, pelas compensações necessárias no processo de apontar, etc, etc, consideram estes caçadores que lutam quase de igual para igual com os animais.

     Diferentes modelos de Arcos Modernos

                                                                             

                                          A                                     B                                           C                                                     D

                      LEGENDA:

                                   A - Arco simples de Madeira e Fibra

                                   B - Arco Moderno de Composito e Roldanas

                                   C - Arco de Composito e Roldanas equipado com estabilizador e miras

                                   D - Idem de C mas mais potente e completo.

     No continente Americano, por exemplo, os utilizadores deste tipo de arma de caça são tantos que a legislação federal considera, para todos os estados da América do Norte e Central, um período específico para caça com Arco; refira-se ainda que, dadas as limitações mencionadas, este período de caça é o primeiro a abrir em cada nova época. Segue-se um período de caça para armas de pólvora preta e só depois vem o período de caça para armas de fogo modernas/tradicionais.

     E tanto se pode praticar caça maior com arco, como caça menor; esta última muito mais difícil porque se trata de animais em fuga, de muito pequeno porte, com movimentos de deslocação nem sempre rectilíneos e logo, muito, mas muito mais difícil de se lhes acertar. Para a caça menor as pontas das flechas são de tipo diferente das de caça maior; enquanto as primeiras podem ter a forma de "pés de aranha" ou arredondadas para provocar forte impacto apenas, as segundas são sempre munidas de lâminas de aço em forma triangular (duas, três ou quatro lâminas) muito cortantes, com o objectivo de penetrarem no corpo do animal e destruírem os órgãos, provocando ao mesmo tempo grande hemorragia.

                               

                                                      1                                                                       2                                                                   3

                       LEGENDA:

                                   1 - Flechas de madeira com pontas de caça maior

                                   2 - Pormenor do estabilizador e da ponta das flechas.

                                   3 - Flechas de carbono com estabilizador de plástico ( amarelo/laranja) e de penas.

    Mas desenganem-se todos os que pensam que a arco e a flecha (ou a besta e o virotão), são armas de fraca potência e que pouco "estrago" produzem nos tecidos animais. Os estudos efectuados para comparação do impacto por centímetro quadrado produzido por uma flecha ou por uma bala de carabina dão resultados muito semelhantes  ( tendo em consideração as distâncias normais de tiro, para cada uma - 25 metros para arco e flecha e 100 metros para carabina) pelo que, ressalvando o factor distância, a eficácia do arco se assemelha à eficácia da arma de fogo. Com a vantagem dos arcos ou bestas serem quase silenciosos no momento do tiro.

    Porque, como se referiu, é necessária uma técnica muito aperfeiçoada para caçar com este equipamento, deixam-se, a seguir, algumas indicações técnicas para iniciados que pretendam vir a utilizar o arco para tiro.

                 

                 1 - Como segurar a corda                                                          2 - Esticar a corda e apontar                                                              3 - Como segurara a flecha

        Para caçar com arcos ou bestas é necessário, para além da técnica na utilização do material, ser capaz de implementar todas as precauções já enunciadas para caça de aproximação, como ainda ser igualmente capaz de se aproximar dos animais, sem ser detectado, até às distâncias exigidas para o tiro; o que nem sempre é possível. Para esse efeito é fundamental usar diferentes tipos de camuflagem, deslocar-se muito lenta e silenciosamente e ainda saber esperar por uma posição favorável do animal, quer para preparar o tiro, quer para disparar.

     Tudo muito desportivo até aqui, não fora  o  posterior sofrimento do animal, numa agonia de morte por hemorragia.

     Pessoalmente, considero este tipo de arma como pouco desportiva porque tratando-se de CAÇA, trata-se igualmente da apropriação do animal através da sua morte e esta deve, por questões mais que óbvias, provocar o mínimo sofrimento possível. Ora a morte dos animais atingidos com flechas sobrevém ao cabo de algum tempo - dependendo da corpulência do animal e dos órgãos vitais atingidos pela flecha - devido à progressiva perda de sangue. Com a correspondente dose de sofrimento e lenta agonia.

     Comecei por referir, na definição das armas para caça maior, que o arco e a besta eram armas utilizadas por puristas. É certo que assim é porque se com arma de fogo já é bastante difícil cobrar grandes troféus, imagine-se o que é consegui-los com arco ou besta a distâncias tão curtas como as mencionadas. As imagens que se seguem servem para mostrar que também é possível caçar com este tipo de armas, apesar de serem provenientes do continente americano onde se caça de formas diferentes das nossas; alguns dos troféus exibidos foram conseguidos caçando de espera em posto elevado de árvore (treestand), com múltiplos atraentes espalhados na base desta, para mais facilmente atrair os animais.

      

                           


VOLTAR